Configurações de Braille.

A opção Braille permite que você personalize vários aspectos sobre o uso do Braille. Consulte também a página do Orca sobre o BrlTTY (o BrlTTY é o serviço responsável pela comunicação com linhas Braille em sistemas GNU/Linux e Unix) para obter mais informações sobre como configurar e criar BrlTTY.

OBSERVAÇÃO:

Se o Orca não iniciar automaticamente
<
BrlTTY
para você,será preciso fazer de forma manual mesmo, e é algo que normalmente é feito em tempo de carregamento.

Ativar suporte Braille.

O primeiro controle na aba Braille é a caixa "habilitar suporte a Braille". Esta caixa do o Orca alterna ou não, se irá fazer uso de um visor Braille. Esta opção, em conjunto com habilitar ampliação de apoio, permite que o Orca se adapte às necessidades de uma ampla variedade de usuários. Por padrão esta caixa está ativada. Se não estiver funcionando, o Orca irá recuperar e não irá comunicar no visor Braille. Se você configurar posteriormente, será necessário reiniciar o Orca, a fim de permitir a utilização Braille.

Habilitar Monitor Braille.

Monitor Braille do Orca fornece uma representação do que ocorre com a exibição braille. Esta característica é em grande parte para fins de demonstração, mas também é útil para desenvolvedores que não têm acesso a um monitor braille.

Nomes das Regras Abreviados.

A caixa "nomes das regras abreviados" determina o modo com que os nomes são exibidos e podem ser usados para ajudar a conservar os módulos em braille na tela. A opção "nomes das regras abreviados" pode ser melhor compreendida se considerar o seguinte exemplo. Vamos assumir que tinha um controle deslizante em foco, e que a opção nomes abreviados não foi marcado. Neste caso, a palavra "deslizante" seria apresentada no visor, de modo a refletir o fato de que o atual controle foi efetivamente um controle deslizante. Se a opção "nomes das regras abreviados" for marcada, a palavra "deslizante" seria abreviada para "sldr".

Verbosidade.

O grupo de botões (Curto e Detalhado) no item verbosidade determina a quantidade de informação que será lida em determinadas situações.

Eco de Tecla.

O "eco de tecla" permite que você especifique o comportamento do Orca quando pressionar as teclas na página e se as palavras são faladas quando você concluí-las ou não.

Habilite Eco de Tecla.

O primeiro item na aba "eco de tecla" é a caixa de verificação "habilitar eco de tecla". Quando esta opção é selecionada, seis caixas seguintes são habilitadas:
habilitar teclas alfanuméricas e de pontuação; habilitar teclas modificadoras; habilitar teclas de bloqueio; habilitar teclas de função; habilitar teclas de ação; habilitar teclas de navegação.
  • A função habilitar teclas alfanumérica e os grupos são relativamente auto-explicativos. Teclas são aquelas tais como, Shift, Ctrl e Alt.
  • Habilitando teclas de bloqueio, incluem Caps- Lock, Scroll Lock, e Num Lock.
  • Habilitar teclas de ação, são as teclas que executam alguma função, como Backspace, Return e Tab.
  • Teclas de navegação incluem as quatro setas, bem como qualquer combinação de tecla em que uma ação de movimento estiver sendo executada.
  • Habilitar eco por palavra é a última alternativa e serve para habilitar e desabilitar o eco por palavra. O controle de eco está sempre disponível, independentemente de qualquer uma das palavras-chave.
  • Em resumo, a função de eco por palavra, pode oferecer uma grande flexibilidade. Por exemplo, um usuário pode optar por permitir eco por tecla, enquanto outro poderá preferir usar o eco por palavra.