Configurações da Fala.

Ativar Fala.

O primeiro item desta aba é uma caixa de verificação para ativar e desativar a fala com a descrição "Habilitar Fala". Esta caixa ativa ou não o uso da fala sintetizada. Esta opção, junto com a habilidade de permitir braille e apoio de ampliação , possibilita que o orca seja adaptado para satisfazer as necessidades de uma ampla variedade de usuários. Sistema de fala, sintetizador de voz e configuração da fala. Os próximos dois controles irão lidar com o sistema de fala e sintetizador. O Orca fornece suporte para um número crescente de sistemas de intervenção. No momento da redação deste texto, estes incluem GNOME-discurso, Emacspeak (experimental), e um backend para o discurso Dispatcher. Dependendo do modo como a sua máquina está configurada, você pode ter todas ou nenhuma dessas opções. Normalmente, você terá apenas o GNOME-discurso. Em primeiro lugar, determinar quais os modelos de fala do sistema que você gostaria de usar. O GNOME-voz funciona melhor neste momento. Após fazer sua seleção na guia sintetizador de fala, através de um menu desdobrável, escolha a partir da lista, os sintetizadores disponíveis.

Configurações de voz.

Se o seu sintetizador apoiá-lo, o Orca pode utilizar múltiplas vozes, a fim de identificar casos especiais dentro de um aplicativo, como Hyperlinks ou superior. As definições de voz ficam em caixas combo e podem ser ajustadas para personalizar estas configurações a seu gosto. Por exemplo, suponha que você estava usando Fonix DECtalk e queriam a betty voz para denotar maiúscula. Para conseguir isto, você poderá fazer o seguinte:

Nível de Pontuação.

A pontuação é a nível de grupo de botões. Usados para ajustar a quantidade de pontuação falada pelo sintetizador. Os níveis disponíveis são os seguintes:

Verbalização.

A verbosidade é a definição que determina a quantidade de informação que vai ser falada em determinadas situações. Por exemplo, se for definido para detalhado, o sintetizador falará teclas de atalho para itens de menus suspensos. Quando está definida para curto, essas teclas de atalho não serão anunciadas.

Opções de fala em Tabelas.

As opções de leitura de tabelas determina a forma como o orca irá ler itens dentro de tabelas. As opções disponíveis são: A capacidade de ajustar esse comportamento pode ser útil em muitas situações. Por exemplo, considere o processo de consulta de mensagens eletrônicas em Evolução. Neste exemplo, pode ser preferível definir discurso da linha atual, de modo que, enquanto navega através da lista de mensagens, todas as informações pertinentes, tais como o remetente, assunto e, se a mensagem tem atalhos, são lidas automaticamente. Embora a linha atual esteja ativa, ainda é possível ler células individuais, usando as setas esquerda e direita. Você ainda pode alternar rapidamente este comportamento pressionando Inserir + F11.

Falar as atualizações da barra de progresso.

Se essa configuração estiver ativada, o Orca irá anunciar periodicamente o estado dos progressos da barra de atualizações, ou seja, o downloading de uma página. O anúncio é feito e determinado pelo valor escolhido no botão "Intervalo de Atualização". Note que este botão só estará disponível se o botão "Falar as atualizações da barra de progressos" estiver habilitado.

Falar recuo e justificação.

Ao trabalhar com o código, ou editando documentos, muitas vezes é desejável ter consciência de justificação, bem como recuo. Selecionando a caixa de verificação "falar recuo e justificação" fará com que o Orca passe a fornecer estas informações.

Falar linhas em branco.

Alguns usuários desejam ouvir "em branco" quando se navega em uma linha em branco em um documento . Outros usuários não. Se a caixa "falar linhas em branco" está selecionada, o orca irá falar as linhas em branco.